Unidade no Triângulo Mineiro inaugura área de 320m² para realização de exames

Núcleo de Métodos Gráficos reúne nove tipos de exames no HC-UFTM

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) inaugurou, no último dia 20, as instalações do Núcleo de Métodos Gráficos. A área de 320 m² possui oito consultórios e reúne nove tipos de exames anteriormente realizados em várias unidades, internas e externas, do complexo hospitalar.

No evento, o gerente de Ensino e Pesquisa do hospital filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Dalmo Correia Filho, representou o superintendente Luiz Antônio Pertili. “Estamos inaugurando um espaço estratégico para o HC. A readaptação traz um serviço relevante para o ensino, a pesquisa e a assistência de qualidade, com infraestrutura adequada”, concluiu.

A equipe de trabalho do Núcleo é composta por 26 profissionais da área da saúde, além de administrativos. Os colaboradores atuam na realização de exames de eletrocardiograma, espirometria, ecocardiograma, Holter, Mapa, teste ergométrico, eletroencefalograma, entre outros procedimentos.

O número de exames realizados, dentre os compreendidos pelo Núcleo, ultrapassou 13 mil, entre janeiro e agosto deste ano. Os usuários são, em 80% dos casos, pacientes internados ou de emergência. Os demais 20% são referenciados pelas unidades do Sistema Único de Saúde de outros 27 municípios na região.

De acordo com o chefe do Setor de Infraestrutura Física do HC-UFTM, Luiz Humberto Camilo, o projeto arquitetônico, estrutural, elétrico, hidráulico e de tecnologia da informação foi realizado por equipes do hospital, assim como a execução da obra. “O único investimento necessário foi de R$ 75 mil, utilizado na compra de materiais. Calculamos que a não contratação de empresa externa gerou economia de R$ 225 mil, considerando os preços médios de mercado”, afirmou.