Serra vai ter maior hospital infantil do Estado

, Construção

Mais 120 leitos, maternos e pediátricos, e atendimento a 8.700 gestantes por ano serão disponibilizados à população no maior Hospital Infantil do Estado, localizado em Colina de Laranjeiras, na Serra.  Com o estágio avançado da construção, o Hospital Materno Infantil tem previsão de ser entregue nos próximos dois anos. A unidade está sendo construída em uma área de 25 mil metros quadrados, próximo ao terminal de Laranjeiras

O hospital será composto por três pavimentos distribuídos para assistência materno-infantil, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, casa da gestante, bebê e mulheres que tenham tido filho há até 45 dias (puérperas).

“Fizemos todos os acertos necessários e colocamos as obras em ritmo normal. Trata-se de um investimento de grande impacto na saúde do município e do Estado. É a maior obra pública em andamento e colocamos todos os nossos esforços para garantir o andamento dos trabalhos”, reforçou o Secretário de Obras da Prefeitura Municipal da Serra, João Meneses.

Moradora do bairro Jardim Carapina, a doméstica Ana Lúcia Coutinho, 37 anos, mãe da pequena Rayana, 3 anos, comemora a inauguração do espaço. “Quando minha filha precisa de atendimento levo para o postinho do bairro, mas já tive que ir até o hospital infantil de Vitória, que fica longe e complica por causa do trânsito. O novo hospital infantil aqui pertinho vai facilitar muito e com certeza vai beneficiar muita gente”, disse.

Um dos diferenciais da unidade vai ser a inserção do acompanhante no processo de atendimento ao bebê e à gestante, conforme a Política do Parto Humanizado. Novidade no município, o Hospital Materno Infantil vai ter um leito chamado “PPP”: pré-parto, parto e pós-parto.

O município da Serra é o único que conta com uma maternidade de gestão municipal. “A nossa capacidade hoje é realizar 220 partos por mês, e com a inauguração do Hospital Materno Infantil vamos ampliar este número para 725, e atender a 100% de nossas gestantes. Além disso, vamos contar com a UTI neonatal própria do município”, disse a subsecretária de Saúde, Christiane Stem.

A mãe do Kauã de 9 anos, Edith dos Santos de Almeida, conta que na época do nascimento do filho, fez todo o acompanhamento e o parto na rede particular, mas que hoje em dia teria que utilizar os serviços da rede pública, e se sente aliviada com a construção do Hospital Materno Infantil da Serra.

“Quando meu filho nasceu eu tinha condições de ter um plano de saúde e fiz todo o acompanhamento na rede particular. Mas vejo a dificuldade que algumas amigas tiveram. Com toda certeza o novo hospital vai ajudar muito. Nós moradores iremos ganhar com isso, principalmente por ter bons profissionais perto de casa”, ressalta.

Entre os profissionais que vão atuar no hospital estão pediatras, clínicos, obstetras, enfermeiros e técnicos de enfermagem

Números em destaque

– Área total do terreno – 25.711,85 metros quadrados

– Área dos estacionamentos – 1.874,61 metros quadrados

– Calçadas – 2.417,61 metros quadrados

– Praças internas – 2.303,40 metros quadrados

– Valor total original do projeto – R$ 57.321.579,99

Número de leitos – 120

– Primeiro pavimento – Hospital infantil – 26 leitos + 4 isolamentos

– Primeiro pavimento – Maternidade – 56 leitos + 4 isolamentos

– Segundo pavimento – Hospital infantil – 26 leitos + 4 isolamentos