Piauí ganha mais uma unidade de atendimento Oncológico

Health ARQ

, Construção

Os pacientes que realizam tratamento de câncer no Piauí ganharam mais uma unidade de atendimento no estado nesta segunda-feira (2). Dessa vez, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) foi à instituição credenciada para o atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento à população iniciou após a inauguração da ala. Para a criação do projeto da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), foram investidos recursos na ordem de R$ 2,9 milhões.

Governador participa de inauguração de Unidade de Oncologia do HU-UFPI( Foto: Francisco Leal)O governador Wellington Dias participou da solenidade e ressaltou a importância da iniciativa de descentralizar o serviço de saúde no estado que tem o HU e o Hospital São Marcos credenciados em Teresina. “Nós estamos trabalhando para completar essa descentralização para Picos, não só nessa área da oncologia, mas em outras áreas, para a gente ter as principais redes, sobretudo a parte da alta complexidade, em cinco macrorregiões: Parnaíba, Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus, sendo estes os pólos. E, claro, vamos ter outros serviços descentralizados em Corrente, São Raimundo, Piripiri, enfim, no norte e no sul e em outras áreas”, comentou o chefe do executivo estadual.

Serão beneficiados com o atendimento do HU-UFPI os pacientes dos territórios Entre Rios, Carnaubais, Cocais e Planície Litorânea, e mais 27 municípios do Maranhão. Ao todo, o Hospital Universitário oferecerá 25 leitos de internação, cinco leitos de UTI e 12 poltronas para tratamento ambulatorial de quimioterapia.

A Unacon se voltará para o tratamento dos cinco tipos de cânceres com maior incidência no Piauí, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA): próstata, mama feminina, colo do útero, pulmão e colo retal. Será ofertado o tratamento ambulatorial e hospitalar, baseado em cirurgia, quimioterapia e hormonioterapia.

Governador participa de inauguração de Unidade de Oncologia do HU-UFPI( Foto: Francisco Leal)Quanto à equipe médica disponível ao atendimento na Unacon, estarão oito oncologistas clínicos e três cirurgiões oncológicos, além de profissionais de outras especialidades e que já fazem parte da estrutura do HU: urologistas, ginecologistas, mastologistas, proctologistas, cirurgiões torácicos e cirurgiões gerais. Outros profissionais em áreas como enfermagem, farmácia e nutrição também estarão disponíveis aos pacientes.

O superintendente do HU-UFPI, José Miguel Luz Parente, destaca que “o Hospital Universitário tem todo o potencial para se firmar como referência no Piauí no que se diz respeito ao diagnóstico e tratamento do câncer, oferecendo, ao usuário do SUS, um serviço de qualidade, como uma equipe multiprofissional para que o paciente seja trabalhado de forma sistêmica”.

CompartilheImprimirComunicar Erro

Deixe uma resposta