Hospital universitário é pioneiro no Maranhão a implantar teto com painéis solares

Pensando no aproveitamento da energia solar, abundante no Nordeste brasileiro, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deu mais um importante passo em direção à sustentabilidade e à economia de recursos públicos.

Em junho, foi instalado um Sistema de Cogeração Fotovoltaica no prédio que abriga os serviços de Engenharia e Tecnologia da Informação. A edificação conta agora com um teto solar, no qual os painéis captam a energia solar, transformando-a em energia elétrica que, depois de sofrer as inversões devidas, é transferida para o quadro elétrico gerando energia limpa.

Dessa forma, o HU-UFMA se configura como o primeiro hospital do Maranhão e o primeiro da rede Ebserh a utilizar um sistema desse porte. Foram instalados cerca de 80 painéis que ocupam uma área aproximada de 130 m² no telhado. Ele tem uma produção diária de aproximadamente 80 a 120kw/h, que no final do mês corresponde a 50% de consumo da energia elétrica do prédio.

O hospital realizou um investimento de R$ 145 mil para execução do projeto, cujo retorno será a médio prazo. O engenheiro do HU-UFMA, Bruno Nobrega, destaca que já existe um planejamento para a instalação de um sistema similar nos prédios do Centro Oftalmológico e do Núcleo do Fígado e Endocrinologia para 2017, com uma expectativa também de economia de 50% de consumo.

Esse tipo de energia é considerado limpo, pois não libera, durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global.

Outras ações
O HU-UFMA iniciou, em outubro de 2015, uma campanha de redução de gastos, já alcançando bons resultados no início deste ano. Foi criado um Plano de Contingência para o hospital englobando diversas áreas da instituição, com foco em sete delas: suprimentos, gestão de contratos, lavanderia, segregação de resíduos, infraestrutura (elétrica), hotelaria e nutrição.

Para cada uma dessa áreas foram pensadas estratégias, com total apoio dos setores envolvidos e amplamente divulgadas junto aos colaboradores para que unidos pudessem ter mais força, alcançando assim as metas esperadas.