Hospital Sírio Libanês adota forro tensionado em novas instalações

O projeto arquitetônico de expansão do Hospital Sírio-Libanês apostou em inovações que garantissem conforto, segurança e funcionalidade aos novos espaços. A ampliação, com três novas edificações, ultrapassa 72 mil m² de área total construída em três torres, sendo duas delas –de 14 e 20 pavimentos- executadas sobre o hospital e a terceira em um terreno ao lado da unidade.

Entre as novidades adotadas na obra está um sistema de forro tensionado. Implantado pela Diarco, empresa especializada produtos arquitetônicos, o forro tem como principal funcionalidade a alta capacidade de absorção sonora.

“O principal diferencial que esse tipo de material oferece é trazer tratamento acústico para os ambientes onde foi aplicado, sem perder a característica de forro clean, liso, homogêneo e monolítico. São tramas de poliéster com uma camada de poliuretano com mais de 250 mil furos por metro quadrado para absorção acústica. Poucos produtos no mercado têm essas características”, explica o engenheiro da empresa, Rodrigo Cipriano.

A escolha do material, segundo o engenheiro, também veio de encontro com as exigências do hospital, cujo objetivo era manter a excelência no que diz respeito à sofisticação dos ambientes.

“Por ser tensionado, o material fica com uma superfície perfeita, totalmente plana, lisa. Diferente de outros produtos, o forro tensionado não deixa resquícios de massa, tampouco marcas de juntas, fissuras ou trincas. Trata-se de um material muito resistente, assemelhando-se bastante a uma lona”, afirma.

A velocidade de execução também foi outro ponto levado em consideração pela empresa para a adoção do forro tensionado nas novas torres do Sírio-Libanês. De acordo com Cipriano, o material é muito simples e fácil de ser instalado. Com a utilização de espátulas especiais, o forro se fixa a perfis de tensionamento nos perímetros, podendo ocupar até cinco metros de largura sem emendas, o que faz com que a implantação seja rápida e limpa.

Outra vantagem é que o material já vem pré-pintado, o que dispensa o serviço de pintura e otimiza ainda mais o tempo dispensado para as instalações.

Seguro

Além da facilidade de instalação aliada ao design ‘clean’ e moderno, o forro tensionado ainda confere segurança ao ambiente no qual é implantado. “O material possui classificação II-A contra incêndios, certificada pelo Instituto de Pesquisas Técnológicas (IPT), bem como certificado A+ de substâncias tóxicas não voláteis. Outra certificação é o selo Sanitized para áreas limpas”, completa Cipriano.