Expansão: Hospital Português proporciona novas instalações do Centro de Oncologia

Health ARQ

, Sem categoria
A escassez de serviços médicos especializados em cancerologia é uma das principais barreiras para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer no Brasil. Somente neste ano, a patologia deve gerar 576 mil novos casos no país, segundo o INCA. Para enfrentar este cenário na Bahia, o Hospital Português investiu no aperfeiçoamento do seu Centro de Oncologia. O novo espaço foi reinaugurado nesta terça-feira, 10 de março, às 20 horas. Na abertura, o especialista na área da oncologista clínica, Ricardo Marques (oncologista clínico do HCor e do Centro Paulista de Oncologia), resgatou parte da trajetória da cancerologia no Brasil e no mundo, durante aula sobre a História da Oncologia. A programação incluiu visitação às novas instalações do serviço – inteiramente modernizado e agora localizado no segundo andar do Centro Médico HP. “O maior diferencial dessa nova estrutura é reunir recursos de excelência para a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos diferentes tipos de câncer. Encontrar tudo isso num só lugar eleva a agilidade no atendimento e melhora o acolhimento e conforto dos pacientes”, destaca Clarissa Mathias, médica líder do Centro de Oncologia HP.Estrutura planejada para o acolhimento humanizado

A nova localização das instalações do Centro de Oncologia HP – interligada ao prédio do Hospital por uma passarela – foi o primeiro passo da instituição para facilitar o acesso de pacientes e profissionais da saúde aos recursos hospitalares que prestam suporte essencial à oncologia clínica, como as áreas de Bioimagem, Medicina Nuclear, Radioterapia, Cirurgia Oncológica, Unidade Especializada em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, entre outras. Considerando as especificidades da assistência em oncologia, a nova unidade segue o padrão de humanização do ambiente hospitalar empregado no HP.

Cada elemento utilizado na ampla área de mais de 260 metros quadrados visa contribuir com o processo de assistência, promovendo bem-estar, conforto e segurança para pacientes, profissionais da saúde e visitantes. Espaços climatizados e aconchegantes compõem o projeto especial de arquitetura do serviço: sala de espera e recepção, três consultórios de clínica oncológica, uma ala de aplicação de quimioterápicos equipada com aparelho de TV, 14 poltronas e dois quartos com leitos individuais; além de sala de farmácia, posto de enfermagem e uma central de manipulação de medicamentos. Na moderna estrutura, os pacientes podem realizar consultas preventivas e receber acompanhamento especializado no diagnóstico, tratamento e reabilitação do câncer.

Tratamento individualizado com assistência multidisciplinar

Atender pacientes de média e alta complexidade de forma personalizada e humanizada é um dos principais diferenciais do HP no tratamento dos diversos tipos de tumores.Uma equipe de profissionais experientes e qualificados na área oncológica atua no acolhimento e acompanhamento dos pacientes do Centro de Oncologia da instituição. Cirurgiões oncológicos, oncologistas clínicos, hematologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos e farmacêuticos, compõem o time de especialistas da unidade. De acordo com a condição clínica de cada paciente, profissionais de outras áreas – radiologistas, pneumologistas, entre outros – também podem ser envolvidos e contribuir com a escolha da melhor terapia a ser aplicada em cada caso. “As reuniões para discussão dos casos clínicos são realizadas semanalmente. Esse acompanhamento multidisciplinar é essencial para a assistência individualizada e favorece enormemente a assertividade na decisão terapêutica”, informa Clarissa.

Diagnóstico e terapia com tecnologia de ponta

Hoje, o avanço das tecnologias empregadas na prevenção e terapia do câncer tornou possível controlar e curar a doença identificada precocemente. Nos pacientes cuja doença atingiu estagio de cronificação, graças ao emprego de drogas inovadoras a sobrevida média já atinge 10 anos. Acompanhando essas evoluções da medicina, o HP tem empregado terapêuticas específicas no campo da cancerologiacomo cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia. Sempre buscando otimizar o processo de recuperação dos pacientes de modo individualizado e com preservação da qualidade de vida durante o tratamento.

Outro diferencial da instituição é o moderno parque tecnológico no suporte diagnóstico e terapêutico. Ressonâncias Magnéticas (com potências de 1,5 T e de 3 T, que geram imagens de alta resolução), Raio X Digital (que oferece maior agilidade e qualidade de imagens), Ultrassonografia Portátil (que facilita o deslocamento para a realização de exames em pacientes internados), PET CT (equipamento essencial na assistência oncológica), além de um Acelerador Linear de última geração (tecnologia ultramoderna que emite feixes de radiação na área-alvo do tratamento, com alta precisão na localização do tumor e preservação dos tecidos saudáveis do corpo), são alguns dos equipamentos de ponta utilizados na instituição. “Esse arsenal tecnológico aliado ao conhecimento de profissionais experientes permite uma assistência completa ao paciente com câncer”, ressalta a oncologista.

Deixe uma resposta