Design e operação podem reduzir custos e aumentar eficiência em hospitais

Juliana

, Sem categoria

Lauro Miquelin 2

Lauro Miquelin, diretor da L+M; Waleska Santos, presidente da Hospitalar e Iside Falzetta, diretora de marketing, comunicação e relações institucionais da L+M

Apresentar propostas e ferramentas para administrar o desempenho de ambientes de saúde, reduzindo seu impacto sobre os custos e melhorando os resultados da atividade hospitalar é o tema do Congresso de Design e Operação em Saúde: (+) Desempenho e (-) Custo em Ambientes de Saúde, que acontece nos dias 22 e 23 de maio, na capital paulista.

O evento é realizado pela L+M, empresa líder na América Latina na gestão de espaços e tecnologias em saúde, especialista em arquitetura, montagem, manutenção e gestão de infraestrutura de hospitais e outros ambientes de saúde.  E promete atrair a atenção de profissionais da área médico-hospitalar com uma visão inovadora sobre os processos operacionais de serviços de apoio (os chamados serviços “não assistenciais”), setor que responde por 40% dos custos de um hospital.

Estão incluídas aí atividades como a administração de materiais e medicamentos; fornecimento de dietas; roupas; esterilização; transporte; serviços de higiene e limpeza; manutenção; segurança; TI e telecomunicação; gestão de documentos e outros.

“Sem estes processos não há assistência de saúde. Erros e desperdícios nestes quesitos (tanto quanto na assistência médica e de enfermagem) podem fazer a diferença entre a viabilidade e o sucesso de um empreendimento”, diz o empresário Lauro Miquelin, diretor da L+M.

Parceria com a maior feira de saúde

Na realização do Congresso de Design e Operação em Saúde a L+M tem a parceria da HOSPITALAR Feira e Fórum, maior evento de saúde das Américas, que acontece no Expo Center Norte, São Paulo, na mesma semana.

O evento tem como público preferencial os administradores e diretores de áreas assistenciais e não assistenciais de hospitais e clínicas; gerentes de serviços; investidores; arquitetos, designers, engenheiros e tecnólogos com atuação no setor hospitalar.

Além de conhecer casos de sucesso, os participantes também terão oportunidade de conhecer como estas experiências, métodos e ferramentas podem ser implantados em ambientes de saúde dos mais variados perfis. As demonstrações práticas acontecerão no “Hospital Contemporâneo, espaço da feira HOSPITALAR dedicado à inovação em tecnologias de saúde, também coordenado pela L+M, e que poderá ser visitado durante os dias 20 a 23 de maio.

 

O que aviões e submarinos têm a ver com saúde?

O tema quer abre o Congresso, no dia 22, é no mínimo instigante: “Design e construção de aviões, submarinos & ambientes de saúde”. Mas Lauro Miquelin afirma que estas atividades têm muito em comum. “No caso dos aviões e submarinos, o bom desempenho nas fases de design, construção e operação é a diferença entre a segurança e o desastre, o conforto dos usuários, o consumo alto ou baixo de combustível, a facilidade de manutenção e o custo total do ciclo de vida destas incríveis e complexas estruturas”

Miquelin destaca que aviões e submarinos param para fazer manutenção. Hospitais não. “Mas todos eles têm demandas de alto desempenho em itens como segurança, disponibilidade e continuidade operacional”.

Outro tema em destaque é “Como atender as expectativas de clientes em empreendimentos de saúde de diferentes perfis”. Através da apresentação de cases de hospitais de sucesso, serão analisados processos de atendimento num hospital de classe mundial, como o Sírio Libanês (São Paulo); numa prestadora de serviços de saúde numa cidade média, com economia pujante e clientes acostumados com bom padrão de serviços (Unimed Jaraguá do Sul/SC) e o case de uma operadora de plano de saúde com foco em serviços com custo controlado e que precisa aumentar a venda de planos empresariais na região (Unimed Dracena/SP).

O design está em todo lugar

Para falar sobre design estratégico e oportunidades de mercado, o Congresso vai trazer da Itália o designer Alex Terzariol, da MM Design, consultoria que desenvolve projetos de produtos e serviços de design, bem como pesquisa de novos materiais. Sediada em Bolzano, a empresa atua nas áreas de design industrial, transportes, casa/cozinha, área medica, lazer e esportes, com clientes na Itália, Alemanha, Suíça, Áustria, Brasil e Países Emergentes.

Já a visão brasileira da questão será apresentada por Adalberto Bogsan Neto, Doutor em Design e professor da FAAP. Os palestrantes vão apontar as muitas oportunidades existente para que as empresas melhorem seus resultados e sua imagem através da agregação de valor aos produtos.

PROGRAMA:

Veja os temas que serão desenvolvidos no Congresso de Design e Operação em Saúde:

Design e Construção de Aviões, Submarinos & Ambientes de Saúde

Palestrantes:

Adalberto Cambaúva Bogsan – Diretor de operações da Azul Linhas Aéreas

André Luis Ferreira Marques – Coordenador do Programa de Propulsão Nuclear/Superintendente de Obtenção de Planta de Propulsão Nuclear SN-BR1/Assessor Salvaguardas

 

Design, Orçamento e Operação com Ferramentas 3D BIM (Building Information Moddeling)

Palestrantes:

Sueli Nogueira – Diretora de Projeto e Consultoria da L+M

Marlene Braga – Gerente de Inovação e Desenvolvimento da L+M

Miguel Krippahl – Country Manager, Brazil – Grafisoft

Rogério Suzuki – ArchiBus Business Development/Brazil (Facilities GD)

 

Custos de Implantação X Custos de Operação e Ciclo de Vida dos Empreendimentos de Saúde

Palestrante:

Rodrigo Abdo – ALLIAR (convidado)

 

Design, Acolhimento e Bem-Estar: cases dos hospitais Sírio Libanês, Unimed Jaraguá do Sul e Unimed de Dracena

Palestrantes:

Silvana Tersi, Gerente de Projetos da L+M

Miriam Ikeda Ribeiro, Consultora da L+M

Design de Produto na Saúde: Oportunidades de um Mercado em Crescimento

Palestrantes:

Alex Terzariol – Designer da MM Design Itália

Cristine Stuermer, Diretora da MM Design Brasil

Adalberto Bogsan Neto – Professor e Doutor em Design, Professor da FAAP

 

Tecnologia e Redes de Atendimento à Saúde

Palestrante:

Flavio Andrade – Diretor da MK Consultoria

Especialistas convidados da Google, SAP e IMB

 

Design de Processos Não-Assistenciais: Impactos sobre Investimentos Iniciais, Nível de Serviços e Custo de Operação

Palestrantes:

Suely Marques – Consultora da L+M

Marcelo Boeger – Diretor da empresa Hospitalidade

Serviços Não Assistenciais: Acolhimento, Boas Práticas e Receitas Alternativas

Palestrantes:

Miriam Ikeda Ribeiro – Consultora da L+M

Marcelo Boeger – Diretor da empresa Hospitalidade