Prefeitura inicia as obras do primeiro Hospital Municipal de Salvador

, Construção

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou, neste mês, à construção do primeiro Hospital Municipal de Salvador, que funcionará 24 horas para atendimentos de urgência e emergência. Serão investidos R$ 120 milhões na obra, incluindo gastos com edificações, equipamentos e mobiliário. Estima-se que sejam atendidos até 60 mil pacientes por mês.

O Hospital Municipal estará integrado às nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital. A previsão é que as obras sejam finalizadas em 2017. A instituição ficará dentro do Distrito Sanitário Cajazeiras e terá 12 mil m² de área construída, de um total de 17 mil m².

A unidade contará com consultórios nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia pediátrica, pediatria, médico generalista, ortopedia e traumatologia, serviço social e pré-consulta de enfermagem, sala da coordenação e sala de atendimento. A estrutura ofertará serviços de hospital dia, emergência 24 horas, internação, bioimagem e exames laboratoriais, além de apoio pós-alta médica. Também haverá uma base do Samu.

O setor de internação contará com 180 leitos, sendo 150 para atendimento geral e 30 pediátricos. Já a internação intensiva terá 30 leitos, sendo 20 para adultos e 10 para crianças.

A estrutura da unidade contará com ambulatório, endoscopia e centro cirúrgico, com duas salas de pequenas cirurgias e 12 leitos de recuperação pós-anestésica. Além disso, o centro cirúrgico contemplará as áreas de neurocirurgia, traumaortopedia, cirurgia geral, indução e recuperação anestésica, seis salas de operação (duas médias e quatro grandes), de apoio a demandas especializadas e de biópsia de congelação.