Centro de Saúde do Anjo da Guarda ganha reforma e novos equipamentos

Juliana

, Infraestrutura

A requalificação da unidade de saúde integra um conjunto de ações desenvolvidas pela gestão municipal na área Itaqui-Bacanga; serviços de infraestrutura e saúde têm beneficiado a população local

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior entregou, ontem (26), as novas instalações do Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa, no bairro Anjo da Guarda, totalmente reformado e ampliado, resultado de uma parceria entre Prefeitura de São Luís e Vale.

A requalificação da unidade de saúde faz parte da estratégia de fortalecimento do atendimento à Atenção Básica priorizada pela gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Ampliado com mais oito novos consultórios, banheiros para deficientes, o centro de saúde passou também a abrigar uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel (Samu).

“Estamos devolvendo esta unidade para a população do Itaqui-Bacanga e de toda São Luís. Além desta, temos outras duas unidades que foram reformadas em parceria com a Vale e devemos fazer a entrega nos próximos dias. A expressão de felicidade das pessoas que estão sendo atendidas aqui nesta unidade é uma consagração do nosso trabalho. Isso é a garantia que temos que este instrumento de saúde vai funcionar para benefício das pessoas, o que é o mais importante”, destacou o prefeito Edivaldo na concorrida solenidade de entrega do Clodomir Pinheiro Costa.

O representante institucional da Vale, Dorgival Pereira, destacou a parceria com a Prefeitura. “A Vale reconhece sua responsabilidade de colaborar para a promoção da qualidade de vida da população das regiões onde ela atua. Temos como prioridade a valorização da mão de obra local e a parceria em projetos que contribuam para o desenvolvimento social das comunidades”, mencionou Dorgival Pereira.

Além da ampliação das instalações do Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa, a Prefeitura investiu na modernização dos equipamentos em parceria com a Vale. A unidade de saúde vai ofertar terapia familiar e vai realizar pequenas suturas de pele, colaborando assim para desafogar os hospitais de emergência. No centro de saúde será implantado o projeto piloto de marcação de consulta por sistema eletrônico.

“Aqui é o começo do projeto de instalação do prontuário eletrônico. Vamos implantar um sistema de regulação que funcionará para marcação de consulta. O usuário não mais precisará, em médio prazo, se dirigir a uma Central de Marcação de Consulta. Isso poderá ser feito em qualquer unidade de saúde”, detalhou o secretário de Saúde, Lula Fylho.