Ala pediátrica do HUM ganha nova brinquedoteca

Health ARQ

, Sem categoria

As cerca de 800 crianças atendidas mensalmente no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) terão um novo espaço lúdico graças à união de esforços e à solidariedade. A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), por meio do ACIM Mulher, angariou recursos e parceiros para a reforma e ampliação da brinquedoteca da pediatria.

A primeira etapa do projeto, que é a nova brinquedoteca, de 110 metros quadrados, será entregue na sexta-feira, 12. A cerimônia de inauguração terá início às 10 horas e reunirá lideranças como o prefeito Roberto Pupin, o senador Wilson Matos, o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mauro Baesso, o superintendente do HUM, Maurício Chaves Júnior, o presidente da ACIM, Marco Tadeu Barbosa, e as conselheiras do ACIM Mulher.

A segunda etapa, prevista para ser entregue em março, contemplará a revitalização do solário e jardins externos. O projeto completo é formado por uma área de quase mil metros quadrados, com solário, área de recreação ao ar livre, área de estar e playground.

Os recursos para equipar os novos espaços foram arrecadados na Noite Sertaneja, evento beneficente realizado pelo ACIM Mulher no dia 5 de novembro no Woods Bar, que cedeu o local e doou a renda do bar. Durante a festa, dois violões autografados por estrelas da música sertaneja foram leiloados, cuja renda foi revertida para o projeto do hospital, a exemplo do cachê da dupla Léo & Giba, responsável por animar a noite. O valor arrecadado com a venda de mesas, camarotes, ingressos, bebidas consumidas e leilão foi de R$ 34.490,00.

As obras estão sendo executadas pela A. Yoshii Engenharia, que está doando o material, pintura e a mão de obra, somando mais de R$ 90 mil em investimentos. A UEM ficou responsável pelo paisagismo.

O projeto arquitetônico é de autoria dos acadêmicos que integram o projeto de extensão do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEM, em parceria com Rosa Loureiro, arquiteta e conselheira do ACIM Mulher.

Humanização

Nádia Felippe, presidente do ACIM Mulher, conta que o conselho realiza anualmente o Concurso de Decoração de Natal na intenção de contribui para um período natalino mais iluminado, mas neste ano as conselheiras quiseram investir num projeto de ajuda ao próximo, daí a escolha pela ala pediátrica do HUM.

‘“Quisemos humanizar mais o Natal da ACIM. E o projeto é nobre. A brinquedoteca vai contribuir com a reabilitação ao proporcionar alegria e qualidade de vida para as crianças hospitalizadas”, diz ela, que faz questão de nomear todos os parceiros do projeto: Woods Bar, O Diário, A. Yoshii, Versati Decorações e Eventos, Gráfica Regente, Aquário, Léo & Giba, Somaco e Leilões Serrano.

Para o superintendente do HUM, Maurício Chaves Júnior, a humanização na assistência exige a construção de um cenário que facilite o desenvolvimento de ações curativas, minimizando o impacto do adoecimento. “Quando este processo envolve crianças temos de ter cuidado maior, tentando manter ao máximo as características da infância, motivo pelo qual estas obras visam a oferecer um ambiente humanizado e confortável, possibilitando atividades lúdicas e terapêuticas durante o processo de hospitalização”, afirma o médico.

Jane Hartmann, psicóloga do HUM, envolvida com o projeto desde o início, juntamente com a administradora Miriam Bardeja, explica que a brinquedoteca se configura em uma proposta de humanização do atendimento do hospital. “É um projeto de grande impacto e retorno garantido”, afirma. De acordo com a psicóloga, o projeto inicial, que teve início em 2009, foi adaptado a fim de contextualizar a atual situação do HUM.

O gerente regional da A. Yoshii, Luiz Rogério Venturini, afirma que a parceria no projeto veio em boa hora. “A construtora completará 50 anos no ano que vem e queríamos um projeto para beneficiar a sociedade maringaense. Quando fomos procurados pelas conselheiras do ACIM mulher aceitamos na hora”, diz.

Deixe uma resposta